Pedagógico

Educação

Infantil

Nessa primeira fase escolar, o Colégio Elcana prima em inserir cada criança num ambiente acolhedor, seguro e feliz, para que possa iniciar o desenvolvimento de suas capacidades motoras, criativas, de aprendizado e de convívio. Nessa etapa tão linda na vida da criança, os estímulos e a segurança emocional são imprescindíveis e prioridades na formação da inteligência, caráter e personalidade.

Ensino

Fundamental 1

O aluno passa de uma transição da educação infantil para o ensino fundamental e é acompanhado do 1º ao 5º fundamental.

1º Ano

O primeiro ano é a fase de transição entre a educação infantil e o ensino fundamental. Neste momento, o Colégio tem o foco na inserção do aluno em um novo modelo escolar, respeitando sua bagagem de conhecimento e experiência de vida.Partindo então, do ensino lúdico para o concreto. Inicia-se assim, o processo de alfabetização da criança, (processo de representação de fonemas em grafemas – escrever, e grafemas em fonemas- ler). Para este processo, utilizamos o método fônico, que parte da consciência fonológica das palavras, através de seu som e articulema, movimentos da boca ao pronunciar as letras.

A criança alfabetizada estará apta a utilizar suas habilidades de leitura, escrita e interpretação de texto, se inserindo com qualidade e autonomia na vida social.

2º Ano

O segundo ano é uma etapa de consolidação dos conhecimentos prévios da criança, adquiridos e baseados no decorrer do primeiro ano e de suas vivências. Neste momento, aprimora-se a alfabetização e o raciocínio lógico matemático., a escrita é aperfeiçoada com a letra cursiva, e a capacidade de leitura, criação e interpretação de textos é ampliada são ampliadas, assim como a habilidade de diferenciação de pontuação e escrita correta. Tais princípios proporcionam Proporcionando à criança a desenvolver o desenvolvimento da autonomia na leitura, e compreensão dos diferentes gêneros literários, para desta forma tornar tornando a leitura atrativa, e levando à compreensão da compreendendo a função social da escrita, e sua relevância em nosso dia a dia.

3º Ano

O terceiro ano é o período de novos desafios, em que a criança além da leitura e escrita aperfeiçoadas, deve ser instigada a argumentar, defender suas opiniões e pontos de vista, como um ser crítico e atuante, compreendendo os papéis sociais no qual está inserida e também em diferentes comunidades e contextos sociais. Como parte componente do currículo a criança é incentivada a realizar cálculos mentais (de adição e subtração, resolver problemas com conceitos de retirar, adicionar, comparar, completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo), compor e decompor números até unidades de milhar, associar figuras geométricas, aprimorar a noção de tempo e espaço e expandir noções matemáticas como a multiplicação e a divisão. É fundamental proporcionar o relacionamento social, através de um ambiente amigável, acolhedor e sadio, entre os colegas e toda a comunidade escolar.

4º Ano

No quarto ano, dentre os conhecimentos atribuídos incluem estão: a grafia correta das palavras, respeitando acentuação e normas, produção textual com detalhes. Aprimoramento do vocabulário. Identificação das interações entre os indivíduos e a natureza, reconhecendo a história como ação humana no tempo e espaço e suas mudanças. Realizar com aptidão operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão e expressões numéricas, desenvolver projetos e experiências científicas. Nesta fase a criança deve ser instigada a argumentar, defender suas opiniões e pontos de vista, como um ser crítico e atuante. (frase igual ao do 3 ano)

5º Ano

O quinto ano é um ano de muitas expectativas, por ser o momento de transição em que se concluem os estudos do primeiro ciclo do ensino fundamental e apontam para uma nova etapa escolar. Neste período, ocorrem os aprimoramentos dos estudos aplicados até esta fase. Desenvolvendo atividades complexas da matemática, como o estudo de frações, porcentagem, expressões numéricas e outros estudos aplicados que servirão de base para os anos seguintes. Saber opinar e defender seus ideais e pontos de vista são importantes habilidades para esta fase, assim como fazer uso correto e coerente da leitura, escrita e interpretação.

Período

Integral

O Colégio Elcana oferece o serviço de período integral para as famílias que têm uma rotina cada vez mais corrida.

Entendendo e pensando na rotina cada vez mais corrida dos pais e responsáveis, o Colégio Elcana oferece o serviço de período integral. Sabemos que permanecer 2 períodos no colégio pode se tornar muito cansativo, por isso oferecemos um atendimento de qualidade e respeito às nossas queridas crianças, tornando essa rotina o mais lúdica, suave e divertida possível.

Como fazemos isso? Separamos o período integral em dois turnos ou momentos. Durante o turno matutino ocorrem as aulas, de acordo com o currículo escolar, em seguida, no turno vespertino, oferecemos o almoço já incluso na mensalidade, momentos de recreação, acompanhamento pedagógico, diversão no parque, hora do lanche, momento com Deus, aulas de atividades físicas e artes.

Tudo para que as crianças possam usufruir de um tempo de qualidade, educação e diversão.

Ensino

Fundamental 2

Uma nova fase para o aluno. O primeiro ano é de descobertas, de adptação e de grandes novidades.

6º Ano

O primeiro ano desta nova fase escolar é um ano de descobertas, de adaptação, de grandes novidades. Gera no aluno um despertar, um sentimento maior de conquista de autonomia para realização das mais diversas atividades. Requer organização da relação tempo x espaço  e é a marca do início de um ciclo de 4 anos.

7º Ano

Neste ano escolar o aluno já adquiriu as habilidades organizacionais necessárias para a continuidade dos estudos. Os componentes curriculares, devidamente organizados para um melhor aprendizado, levam o aluno ao aprofundamento dos conteúdos já adquiridos. Estabelecendo novas conexões, permite o aluno explorar ainda mais seu senso de curiosidade e desbravar novas habilidades.

8º Ano

Esta fase escolar é marcada também pelo grande desenvolvimento fisiológico do adolescente. Suas capacidades cognitivas, assim como suas aptidões devem ser instigadas à continuidade de sua capacitação pedagógica. O processo de adaptação já está completo e a autonomia evidente em todo o processo educacional. O aluno torna-se cada vez mais autor de sua educação, evidentemente alicerçado no ambiente familiar e escolar, favorecendo todo o seu desenvolvimento.

9º Ano

Ano de conclusão do Ensino Fundamental. Aqui, o aluno é preparado para a continuidade de seus estudos avançados. Tem contato com todos os componentes curriculares e é introduzido aos conteúdos que permearão seu Ensino Médio. Altamente capaz, o aluno faz desta fase um marco em sua história. Motivado pelos professores, pela escola e pela família, suas habilidades físicas, intelectuais e espirituais evidenciam seu caráter. É um momento especial e marcante formar nossos alunos nesta fase.

Ensino

Médio

O início de uma nova fase escolar. Aqui o aluno entra preparado em seu último ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

1ª série

Iniciando uma nova fase escolar, o aluno já preparado em seu último ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tem acesso a uma formação de qualidade. Aqui iniciam gradualmente os processos que qualificarão esse aluno na realização dos mais diversos exames vestibulares que venha participar. O primeiro ano do Ensino Médio confere ao aluno conteúdos extremamente importantes para sua jornada acadêmica, e por isso se faz necessário o aumento da carga horária.

2ª série

Na continuidade destes últimos anos de fase escolar, o aluno continua estabelecendo as conexões necessárias ao seu aprendizado, novos subsunçores  se formam para alicerçar novas aprendizagens e o desenvolvimento das mais diversas habilidades. O aluno em sua autonomia é incentivado à gestão de carreira, através do projeto Pensando Vestibular Elcana. Neste projeto, iniciado desde o primeiro ano do Ensino Médio, os alunos tem acesso a plataforma Elcana EAD com aulas pré-vestibular, intensificação do projeto aluno nota 1000, formando as competências necessárias para alcançar a pontuação máxima em redações, além do desenvolvimento dos componentes curriculares. Neste ano, o aluno já teve contato com todos os conteúdos necessários a sua formação.

3ª série

No último ano do ensino médio, um processo natural e super importante na vida de nossos alunos acontece, as escolhas profissionais permeiam suas vidas, e o gerir dessas emoções é ainda mais trabalhado no Colégio Elcana. Neste ano, o aluno termina de alicerçar os conteúdos necessários à sua formação, bem como revisa todos os conteúdos trabalhados ao longo do Ensino Médio. A plataforma Elcana Ead permite que o aluno acesse aulas pré-vestibulares e consiga rever qualquer assunto que necessite.

Nesta etapa o aluno é preparado para entender os processos seletivos das universidades e através de teste vocacional e simulados prepara-se para a continuidade de seus estudos. É um momento marcante e emocionante formar nossos alunos junto aos pais, professores e colaboradores, marcar sua história e fazer parte dela é um privilégio.