Aprendizagem significativa - Teoria de David Ausubel

Aprendizagem significativa

Olá querido leitor, hoje vamos falar um pouco sobre aprendizagem significativa. Você sabe o que é aprendizagem significativa? Já ouviu falar desta Teoria de David Ausubel. Ela norteia nossa metodologia pedagógica aqui no Colégio Elcana e está presente em nosso material didático (SME), por isso é muito importante entendermos bem sobre ela. Boa leitura!

David Paul Ausubel psicólogo educacional e pesquisador (1918-2008), dispõe em sua teoria o pressuposto de que um novo conceito é de fato aprendido, a partir de conceitos pré-existentes no indivíduo.

Aprender, portanto, é um processo inerente ao ser humano, o qual está em constante mudança e conseqüentemente em constante aprendizagem. Em todas as fases da vida se aprende das mais distintas formas, quer seja no meio onde se encontra ou no ambiente escolar.

Existem diversas teorias de aprendizagem, destaca-se neste artigo a Teoria de Ausubel e cols (1981) a qual entende a aprendizagem de conceitos científicos a partir dos conceitos pré-existentes no individuo, adquiridos em sua vida cotidiana. Esse processo precisa acontecer de forma não-literal e não-arbitrária, onde os conhecimentos prévios adquirem novos significados, mais significativos e mais estabilizados cognitivamente (MOREIRA, 2005).

Portanto, o conceito não-literal fala de tudo o que não é ao pé da letra, ou seja, são as interações simbólicas que interagem substantivamente. Já no conceito não-arbitrário essas interações se dão com algum conhecimento prévio relevante e que já existe na estrutura cognitiva do sujeito aprendiz, ou seja, a interação não é com qualquer informação.

Construir o conhecimento partindo da aptidão de cada um torna o processo individual. A construção ativa do conhecimento ocorre de forma gradual e no decorrer do tempo progride de acordo com as capacidades e interesses do aluno.

Este conhecimento prévio seja ele um símbolo, um conceito, um modelo, uma proposição, uma imagem, são exemplos do que Ausubel propôs em sua teoria em meados de 1963 e reiterou em sua obra mais recente de 2000, a estes conhecimentos prévios o autor denomina subsunçor ou idéia-âncora. Esta ideia permite ao individuo literalmente ancorar um novo conhecimento que lhe foi apresentado ou descoberto.

A estabilidade cognitiva desse subsunçor é muito particular, podendo estar mais ou menos elaborado, estabilizado e diferenciado, o que não impede a aprendizagem, tendo em vista que ela própria se modifica por ser um processo interativo de aprendizagem. Portanto,

No contexto escolar, essa teoria precisa ser bem compreendida, segundo cita Moreira, (1999), “há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária”.

Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo. (PELIZZARI et al, 2002, p. 38)

Segundo Ausubel (2003), “Ensinar sem levar em conta o que a criança já sabe, é um esforço vão, pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar”.

Assim sendo, é necessário valorizar o olhar do aprendiz, seu conceito sobre determinado assunto, conhecer sua história, seus valores, suas perspectivas e construir junto com ele reforços para alavancar sua aprendizagem.

E então, gostaram deste breve artigo sobre Aprendizagem significativa?
Conheça mais desta teoria com nossa equipe pedagógica, ou solicite nosso artigo completo sobre o tema através do e-mail secretaria@colegioelcana.com.br

Obrigada pela leitura e até breve,

Jheniffer Schutz

Fonte: SCHUTZ, Jheniffer Paula Schneider Thibes. Aprendizagem significativa: revisão bibliográfica e o processo de avaliação do aluno na teoria de David Ausubel. Lapa: Fael, 2019.